MENU

COTAÇÕES COTRISAL

SOJA

MILHO

TRIGO (pH 78)

Preços base SEDE - Sarandi/RS

Atenção! O faturamento de grãos pela parte da tarde será das 13:30 às 16:00h

Notícias

Agricultura de precisão reflete em ótimas produtividades no campo
A Cotrisal é pioneira na introdução do sistema de agricultura de precisão na área de atuação que compreende 27 municípios da região norte do Rio Grande do Sul.

Conforme o técnico agrícola Roberto de Lucca, responsável pelo sistema na Cotrisal, o diferencial da agricultura de precisão em relação a convencional é o mapeamento da variabilidade da fertilidade do solo realizada, com o GPS. “A partir das informações geradas pelos GPS, computadores programam as dosagens de fertilizantes e corretivos, a fim de utilizá-los de maneira mais eficiente e sem desperdício”, explicou Roberto.

            A agricultura de precisão, como seu próprio nome já explica é precisa, precisa nas informações no levantamento das características da área, das propriedades do solo, e nas recomendações de manejo e tratamento de solo.

A Cotrisal a cada ano vem aperfeiçoando o serviço de agricultura de precisão para melhor atender seus associados, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio, a fim de buscar soluções para os principais gargalos que restringem uma correção de solo eficaz. O sistema foi implantado em 2008, sendo aplicado em mais de 17 mil hectares contemplando cerca de 380 produtores, que contam à disposição três caminhões para distribuição de corretivos e dois quadriciclos que auxiliam  na coleta de amostragem do solo.

Atualmente estão a campo cerca de 60 profissionais entre Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas levando novidades tecnológicas com o intuito de auxiliar no aumento de produtividade nas culturas de soja, milho e trigo.

               Saiba mais sobre Agricultura de Precisão(AP)

Um conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilita ao produtor conhecer toda a área para cultivo de maneira mais completa e que pode ajudar a aumentar o rendimento em até 67%.  Essa é a denominada agricultura de precisão (AP).

AP compõe um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidadee spacial e temporal da unidade produtiva e permite uma exploração mais racional dos sistemas produtivos, levando à otimização do uso dos insumos, ao aumento da lucratividade e da sustentabilidade e à minimização dos impactos ambientais.

No Brasil, a AP foi introduzida no início dos anos 90, por meio da utilização de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System), computadores de bordo e sistemas que possibilitavam a geração de mapas de produtividade. Os estados que mais usam a AP atualmente são Goiás, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

                Qual é a importância da AP para o agronegócio brasileiro?

Esse sistema permite a utilização de estratégias para resolver os problemas de desuniformidade nas lavouras. São práticas que podem ser desenvolvidas em diferentes níveis de complexidade e com finalidades distintas. Consequentemente, com esta tecnologia, torna-se possível a disponibilização de grande quantidade de dados específicos da cultura, que podem subsidiar a tomada de decisões e reduzir a incerteza do negócio. Este é um diferencial importante para garantir a competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro, uma vez que estudos informam que a combinação destas tecnologias agrícolas pode aumentar o rendimento global das lavouras em até 67%.

 

                   Como a agricultura de precisão é utilizada na prática?

A AP está sendo utilizada principalmente nas culturas de milho, soja, café, cana, feijão. Além disso, também é utilizada na fruticultura, na pecuária de precisão e na irrigação de precisão. No Brasil, as soluções existentes estão mais focadas na aplicação de fertilizantes e corretivos em taxa variável, porém não se pode esquecer que AP é um sistema de gestão que considera as lavouras em todos os seus aspectos: produtividade, solo (características físicas, químicas, compactação etc), infestação de ervas daninhas, doenças e pragas. Assim, quanto maior a quantidade de dados coletados, mais acertado será o diagnóstico sobre a variabilidade presente nas lavouras analisadas. Dessa forma, a AP permite ao pequeno, médio e grande produtor rural a gestão de sua propriedade, na utilização dos insumos, na hora certa, no local adequado e na quantidade correta, promovendo o aumento da produtividade e sustentabilidade.

Agricultura de Precisão é feita em 04 etapas.

1-    Coleta de Dados

Amostragem de solo georreferenciada, utilizamos equipamentos hidráulicos de amostragem de solo, proporcionando uniformidade nas sub-amostras e eficiência operacional.

 

2-    Processamento de dados

Todos os resultados das analises são processados num software de ultima geração, que gera os mapas de fertilidade do solo.

 

 

3-    Interpretação das analises

É feita uma avaliação dos mapas de fertilidade, e baseado nestes dados são gerados as recomendações de aplicações de fertilizantes e corretivos.

Interpretação dos Mapas de Fertilidade

Calcário – Mapa de Aplicação

KCl – Mapa de Aplicação

Fósforo – Mapa de Aplicação

Boro – Mapa de Aplicação

Enxofre – Mapa de Aplicação

 

 

4-    Aplicação de fertilizantes e corretivos:

A Cotrisal vem a cada ano inovando, com equipamentos de ultima geração, para fazer aplicação em taxa variável conforme a necessidade de cada local.

 

Data: 05/06/2018 - 14:39

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrisal

Compatilhe com seus amigos  

 

Galeria de fotos

 

Outras notícias

Assembleia da Cotrisal aprova distribuição de R$ 57,9 milhões aos associados

Assembleia da Cotrisal aprova distribuição de R$ 57,9 milhões aos associados

04/03/2024

1ºBenchmarking Cotrisal: inovação, tecnologia e resultados do Programa de gestão de rebanho apresentado no Dia de Campo Cotrisal.

1ºBenchmarking Cotrisal: inovação, tecnologia e resultados do Programa de gestão de rebanho apresentado...

28/02/2024

Dia de Campo Cotrisal movimentou produtores da região

Dia de Campo Cotrisal movimentou produtores da região

28/02/2024

Cotrisal intensifica preparativos para o Dia de Campo, Semeando as Tecnologias do Agro

Cotrisal intensifica preparativos para o Dia de Campo, Semeando as Tecnologias do Agro

14/02/2024

Vem aí o Dia de Campo Cotrisal, Semeando as Tecnologias do Agro

Vem aí o Dia de Campo Cotrisal, Semeando as Tecnologias do Agro

19/01/2024

3º Sorteio Tempo de Sorte 2023 contempla mais dez associados e clientes

3º Sorteio Tempo de Sorte 2023 contempla mais dez associados e clientes

16/01/2024